Categorias

Abraão (4) Acolhida (2) Advento (1) Aliança-Pacto de amizade (1) Ambientação (2) Amizade (1) Ano Liturgico (1) Ano Litúrgico (1) Apóstolos (3) Arte na catequese (10) Artesanato criativo (5) As maravilhas de Deus (1) Atividades (8) Avaliação na Catequese (2) Batismo (3) Bíblia (8) Brincadeiras (1) Caça ao Tesouro (2) Campanha da Fraternidade 2017 (2) Cantinho da Oração (1) Catavento (1) Catequese com adultos (8) Catequese com crianças (28) Catequese com os pais (2) Catequese de Crisma (6) Catequese de Perseverança (1) Catequese em ação (1) catequista não é tio (1) catequistas (1) Como preparar encontro de catequese (2) Confissão (1) Coordenação (1) Coroa do Advento (1) Correio de Maria (6) Crisma (1) Dia das Mães (5) Dia do Catequista (1) Dinâmicas (60) Dinâmicas de Oração (6) Dinâmicas de Revisão (1) Espírito Santo (4) Eucaristia (10) Evangelho (5) Família (2) Felicidade (2) Formações (32) Gincana (1) Histórias na Catequese (2) Igreja (1) Jesus chama seus colaboradores (1) Jesus convida os apóstolos (1) Jesus inicia sua missão (1) João Batista (2) Juízes (1) Leitura Orante (6) Lembrancinha da Páscoa (6) Lembrancinha para as mães (4) Lembrancinhas (5) Mandamentos (2) Maquete (1) Matrimônio (1) Meio Ambiente (1) Metodologia catequética (24) Moisés (1) Nascimento de Jesus (2) Natal (2) Nossa Senhora (4) O nascimento de Jesus (1) O Perfil do Catequista (10) O programa de Jesus (1) O tempo dos Reis (2) Oração (2) Pai- Nosso (2) Papo de catequista (13) Parábola do semeador (2) Páscoa (6) Pecado (2) Pentecostes (1) Planejamento (3) Planejamento de Encontros (24) Profetas (1) Quem é Jesus? (4) Quem eu sou? (1) Rádio Catequese (4) Rei Davi (1) Reunião de pais (1) Revisão (5) Roteiro de visitas às famílias dos catequizandos (1) Sacramento da Crisma (1) Sacramento da Reconciliação (1) Sacramentos (6) Sagrada Família (2) Santíssima Trindade (1) Semana Santa (3) Somos filhos de Deus (2) Teatro (2) Textos de Apoio (1) Unção dos Enfermos (1) Ver-julgar-agir (1) Vlog (1)

30 junho, 2017

Os 10 Mandamentos- Como dinamizar o encontro


Os 10 mandamentos da lei de Deus é um tema importantíssimo na catequese. Precisamos preparar bem os encontros para que as crianças compreendam bem e continuem a praticar a lei do amor quando se tornarem adultas. Agora é o momento de plantar a semente da palavra de Deus.

Para dinamizar este encontro tenho duas sugestões.
 Varal dos Mandamentos-  vamos fazer uma comparação com a máquina de lavar. Para usar a máquina, precisamos seguir algumas instruções, bem como estar atentos as lavagens de cada peça. Nós também precisamos   de um  manual de instruções: os 10 mandamentos.

Sinalização de trânsito-  vamos  comparar os 10 mandamentos com o trânsito: as sinalizações nos orientam o caminho que devemos seguir e os cuidados que devemos ter na estrada durante a viagem.  Pode começar perguntando de que o carro precisa para andar: uma pista, um motorista, gasolina e etc. Depois só falar da importância das placas de sinalização. "Mandamentos são setas" que nos indicam o caminho para Deus.

Essas comparações são ótimas para motivar o encontro. Seria o correspondente ao passo"ver" do método ver-julgar-agir. (Prefiro começar assim do que comparando mandamentos com leis do Estado como sugerem alguns manuais. )

Neste post, vou mostrar como desenvolver o Varal dos Mandamentos.

Quando fiz a dinâmica pela primeira vez, eu confeccionei cada peça em tamanho grande ( na cartolina) e ficou muito bom. Desta vez,  desenhei  mini roupas e ficaram também muito bonitinhas. Mas esqueci que devia usar também um pregador menor.





Mini roupas






As fotos do encontro ficaram desfocadas... Mas vou postar para vocês verem o erro do pregador grande na mini roupa. Porque aqui eu mostro também os erros, não só os acertos!






Precisei usar durex para segurar as roupas no barbante!




Como conduzir:

Encontrei a dinâmica do Varal dos Mandamentos no blog da Imaculada (Clique aqui ) e apliquei na minha turma. Foi maravilhoso trabalhar mandamentos brincando de colocar roupas no varal. Confeccionei roupas de cartolina, e depois escrevi, com pincel, cada um  dos 10 mandamentos em tiras de papel e fui colando em cada peça de roupa.  Coloquei as roupas de cartolina numa bacia, e até vesti um avental. Disse as crianças que iria lavar roupa, peguei o manual da máquina e comecei a ler algumas instruções. Depois pedi ajuda deles para colocar as roupas no varal. Para concluir expliquei que somos como uma máquina de lavar, precisamos de um manual de instruções que é os 10 mandamentos. 

P.S: com as mini roupas, as tiras com os 10 mandamentos podem ser dependurados no varal, intercalando com as mini-roupas. Cada criança pega uma roupa ou um mandamento. Vão dependurando no varal a roupa e a tira com os mandamentos na ordem.


Cris Menezes
Catequista em Brasília-DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário